Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10353
Título: Embriaguez no trânsito: homicídio culposo ou doloso?
Autor(es): Sousa, Emanuel Esdras de Lima
Palavras-chave: Embriaguez
Dolo
Culpa
Homicídio
Data do documento: 2016
Resumo: Com os elevados números de automóveis e do aumento do tráfego no país, observam-se vários casos de homicídio no trânsito envolvendo condutores embriagados gerando indignação por parte da sociedade e a cobrança de punição mais severa de tais condutores. Nessa conjuntura, surge a discussão acerca da qualificação de tais crimes como sendo doloso ou culposo. Destarte, a finalidade do presente estudo é abordar a questão identificando os principais posicionamentos doutrinários e jurisprudenciais sobre a mesma. Para tanto, inicialmente o trabalho analisa a embriaguez, sua definição e classificação, destacando ainda a relação entre embriaguez e imputabilidade penal, a action libera in causa e a embriaguez no Código de Trânsito Brasileiro. Na sequência, o trabalho estuda o homicídio no trânsito e a diferença entre dolo e culpa. O trabalho passa então a analisar a posição da doutrina e da jurisprudência acerca da discussão sobre ser o homicídio no trânsito doloso ou culposo.
Descrição: SOUSA, E. E. de L. Embriaguez no trânsito: homicídio culposo ou doloso?. 2016. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10353
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emanuel Esdras de Lima Sousa.pdfEmanuel Esdras de Lima Sousa324.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.