Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10366
Título: A prática docente de professores na educação do campo: desafios e perspectivas
Autor(es): Oliveira, Nazaré Soares de
Palavras-chave: Educação do campo
Prática docente
Educação
Data do documento: 30-Mai-2016
Resumo: O presente trabalho intitulado: “A prática docente de professoras na educação do campo: desafios e perspectivas” têm como objetivo geral problematizar a trajetória docente de professoras que atuam na educação do campo nos anos iniciais, no sentido de entender seus dilemas, perspectivas e desafios frente às questões referentes à formação continuada, a prática pedagógica, o ser mulher na educação, que norteiam o saber docente nas escolas do campo, bem como, indagar e tentar compreender os diversos problemas enfrentados pelas professoras que trabalham nas escolas do campo. Para a construção da base teórica contamos como o apoio dos estudiosos, Arroyo (2007); Neto (2009); Rosa (2011), entre outros que discutem as questões referentes à educação do campo e a ação docente, pesquisamos vários autores para fundamentar o trabalho de maneira interativa, coerente com a realidade pesquisada e também utilizamos os documentos oficiais como a LDB, DCN, PNE, que regulamentam a educação do campo. Quanto à metodologia, é uma pesquisa qualitativa explorada através do estudo de caso. Realizamos a pesquisa em duas escolas públicas: E.M. E. F. Severino Teixeira de Brito Lyra e o Grupo Escolar Pedro Honório, ambas localizadas na área rural do município Areia – PB. A entrevista e o questionário foram os instrumentos utilizados na pesquisa com as professoras que trabalham nas referidas instituições do campo. Enfim, as escolas do campo pesquisadas têm uma realidade que preocupante, principalmente por falta de infraestrutura e da construção de um projeto político pedagógico.
Descrição: OLIVEIRA, N. S de. A prática docente de professores na educação do campo: desafios e perspectivas. 2016. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10366
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nazaré Soares de Oliveira.pdf2.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.