Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10380
Título: A ambiguidade lexical no gênero textual charge: polissemia e homonímia
Autor(es): Silva, Nísia Rebeca Melo
Palavras-chave: Linguística
Semântica enunciativa
Ambiguidade lexical
Charge
Data do documento: 5-Mai-2016
Resumo: Os estudos sobre a Semântica Enunciativa nas últimas décadas vem ganhando mais importância no meio linguístico, uma vez que muitos estudiosos se propuseram a relacionar o fenômeno da enunciação com outros fenômenos linguísticos. A partir da semântica da enunciação, iremos tratar da ambiguidade lexical, decorrente da polissemia e da homonímia, no gênero textual charge. Esse gênero, além de sua diversidade (jornais, blogs, livros), representa uma rica fonte de análise linguística nas mais variadas áreas, pois dentre suas características gerais encontra-se ironia, humor e crítica. A análise dos resultados nos mostrou que a ambiguidade em si não configura-se apenas num problema, vimos que dependendo da intenção, ela é fundamental na construção de sentidos no gênero textual em estudo. Fundamentamos esse estudo, entre outros, nos autores Guimarães (2002), Marcuschi (2005), Ullmann (1964), Fiorin (2009), Bidermam (1978), Pietroforte (2007).
Descrição: SILVA, N. R. M. A ambiguidade lexical no gênero textual charge: polissemia e homonímia. 2016. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10380
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nísia Rebeca Melo Silva.pdf621.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.