Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10394
Título: O livro didático e a escolarização da literatura
Autor(es): Santos, Adriana Santana dos
Palavras-chave: Escolarização da literatura
Ensino de literatura
Livro didático
Data do documento: 7-Jul-2016
Resumo: O presente trabalho apresenta como tema o ensino de literatura no material didático de Língua Portuguesa. Temos como corpus analítico o livro Linguagem: Criação e Interação (2009), de Souza e Cavéquia. O objetivo geral consiste em comparar a abordagem de ensino de literatura em um livro didático usado no Ensino Fundamental com as teorias que exploram a escolarização da literatura. Parte-se da hipótese de que o livro didático de Língua Portuguesa apresenta uma abordagem que enfatiza determinados gêneros literários e suas especificações a partir da leitura de fragmentos de obras literárias, ou, o que se torna um problema, lança -se mão do texto literário como pretexto para exercícios gramaticais. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica, que abordará um leitura seletiva do material selecionado. Dessa maneira, toma-se como referencial teórico dessa temática a partir das contribuições teóricas de Eagleton (2006), Todorov (2006), Souza (2007), Cosson (2006), Rangel (2003) e Fernandes (2001). Dentre os resultados obtidos, destaca-se que o material didático de Língua Portuguesa explora o ensino de literatura de forma cansativa e fatídica para os estudantes do ensino fundamental.
Descrição: SANTOS, A. S. O livro didático e a escolarização da literatura. 2016. 104f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10394
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adriana Santana dos Santos.pdfPDF - Adriana Santana dos Santos203.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.