Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10395
Título: A geometria no ciclo de alfabetização: utilizando materiais didáticos manipuláveis
Autor(es): Marília Lidiane C Costa Alcântara
Silva, Vanderlânia Feitosa da
Palavras-chave: Materiais didáticos manipuláveis
Ciclo de alfabetização
Geometria
Data do documento: 3-Jun-2016
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso está vinculado ao Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba no Campus – VI, esta pesquisa aborda a utilização de materiais didáticos manipuláveis no processo de ensino-aprendizagem da geometria nos anos iniciais com o objetivo de mostrar as possibilidades no uso desses materiais para melhorar o desempenho dos alunos e tornar as aulas mais atrativas. Esta pesquisa surgiu de reflexões e debates durante o curso de graduação acerca das dificuldades que a maioria dos alunos e professores encontram ao trabalhar com geometria nos anos iniciais. O ambiente onde a pesquisa ocorreu foi uma turma do 3º ano do ensino fundamental I em uma Escola Municipal de Serra Branca - PB, onde diante das dificuldades das crianças na identificação das formas geométricas decidimos investigar e buscar materiais que pudessem facilitar a aprendizagem com compreensão dos conceitos estudados nas aulas. Os dados foram analisados de forma qualitativa, de acordo com Ludke e Andre (1986) e Rampazzo (2005), assim como a realização de oficinas práticas com os alunos. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados dois questionários de diagnóstico, pré-teste e pós-teste. Ao final da pesquisa foi possível notar que houve uma compreensão mais significativa por parte das crianças, especialmente nos conceitos geométricos estudados durante as oficinas.
Descrição: SILVA, V. F. A geometria no ciclo de alfabetização: utilizando materiais didáticos manipuláveis. 2016. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10395
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vanderlânia Feitosa da Silva.pdfPDF - Vanderlânia Feitosa da Silva104.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.