Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10407
Título: História da educação matemática no Congo PB: reconstruindo memórias
Autor(es): José Luiz Cavalcante
Costa, Ivanelly da Silva
Palavras-chave: História da educação matemática
História Oral
Educação matemática no Congo (PB)
Data do documento: 3-Jun-2016
Resumo: O presente estudo teve como objetivo central analisar como se deu o processo de construção do ensino de matemática na rede pública municipal da cidade do Congo – PB. Nossa pesquisa surgiu a partir de discussão em componentes curriculares da graduação sobre a importância da História da Educação Matemática como um instrumento importante para a compreensão do ensino de Matemática. Nessas reflexões nos perguntamos como se deu processo no município do Congo? Assim nossa pergunta foi: como se deu o processo de construção do ensino de matemática na rede pública municipal da cidade do Congo. Para responder está pergunta utilizamos como referências as ideias de Miguel e Miorim (2008), Ganica (2012), dentre outros. Desenvolvida como uma pesquisa qualitativa conforme Bogdan e Biklen (1994) e tipificada como uma investigação baseada na história oral fizemos uma busca documental e entrevista a primeira professora de matemática do município. Os resultados mostram que o ensino era essencialmente tradicional, apoiado no livro didático, as condições de trabalho eram precárias e não havia um processo de fortalecimento da identidade docente.
Descrição: COSTA, I. S. História da educação matemática no Congo - PB: reconstruindo memórias . 2016. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10407
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ivanelly da Silva Costa.pdfPDF - Ivanelly da Silva Costa53.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.