Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10407
Título: | História da educação matemática no Congo PB: reconstruindo memórias |
Autor(es): | José Luiz Cavalcante Costa, Ivanelly da Silva |
Palavras-chave: | História da educação matemática História Oral Educação matemática no Congo (PB) |
Data do documento: | 3-Jun-2016 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo central analisar como se deu o processo de construção do ensino de matemática na rede pública municipal da cidade do Congo – PB. Nossa pesquisa surgiu a partir de discussão em componentes curriculares da graduação sobre a importância da História da Educação Matemática como um instrumento importante para a compreensão do ensino de Matemática. Nessas reflexões nos perguntamos como se deu processo no município do Congo? Assim nossa pergunta foi: como se deu o processo de construção do ensino de matemática na rede pública municipal da cidade do Congo. Para responder está pergunta utilizamos como referências as ideias de Miguel e Miorim (2008), Ganica (2012), dentre outros. Desenvolvida como uma pesquisa qualitativa conforme Bogdan e Biklen (1994) e tipificada como uma investigação baseada na história oral fizemos uma busca documental e entrevista a primeira professora de matemática do município. Os resultados mostram que o ensino era essencialmente tradicional, apoiado no livro didático, as condições de trabalho eram precárias e não havia um processo de fortalecimento da identidade docente. |
Descrição: | COSTA, I. S. História da educação matemática no Congo - PB: reconstruindo memórias . 2016. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10407 |
Aparece nas coleções: | 71 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ivanelly da Silva Costa.pdf | PDF - Ivanelly da Silva Costa | 53.04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.