Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10422
Título: Feminicídio: aspectos e paradoxos atinentes à Lei 13.104/2015
Autor(es): Vieira, Ione Michele Adelaide
Palavras-chave: Feminicídio
Violência contra a mulher
Direitos da mulher
Data do documento: 2016
Resumo: A violência contra a mulher, apesar das grandes conquistas alcançadas, ainda é muito marcante na contemporaneidade e encontra na lei o respaldo de coibir essa prática através de medidas de prevenção e punição. Portanto, busca-se neste artigo analisar aspectos relacionados à lei 13.104 de 2105, que criou o tipo penal do feminicídio, como qualificadora do artigo 121 do Código Penal, homicídio, considerado como tal, em razão da condição de sexo da mulher. Com base nos fins que constituem o novo tipo penal surge a inquietação que circunda esse trabalho, objetivando trazer uma discussão da lei do feminicídio, a partir de uma gama de posicionamentos contrários e favoráveis a sua tipificação. Para tanto, inicialmente, com base nos mecanismos de proteção dos direitos femininos nacionais e internacionais, aborda-se a história da violência contra a mulher e as conquistas alcançadas na luta pela preservação e proteção aos seus direitos. Em seguida, dispõe sobre o advento da lei do feminicídio como um novo tipo penal no ordenamento jurídico brasileiro e, posteriormente, delineia-se a problematização de alguns aspectos quanto a tipificação e sistematização da lei, em que se discute os paradoxos enraizados no novo tipo penal, a exemplo da constitucionalidade e da função simbólica da lei, considerando, apesar de tudo, que as nuances que envolvem o feminicídio caracterizam um avanço no âmbito dos Direitos das mulheres.
Descrição: VIEIRA, I. M. A. Feminicídio: aspectos e paradoxos atinentes à Lei 13.104/2015. 2016. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10422
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ione Michele Adelaide Vieira.pdfIone Michele Adelaide Vieira520.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.