Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10425
Título: Administração pública dialógica: novo paradigma do Direito Administrativo sob a perspectiva neoconstitucional do Estado democrático de direito
Autor(es): Coriolano, Ferdnando de Oliveira
Palavras-chave: Administração pública
Diálogo
Direito Administrativo
Democracia
Data do documento: 2016
Resumo: O Direito Administrativo como um dos ramos do Direito Público mais afetados pelos reflexos da Constitucionalização do Direito e de uma constante evolução no campo social deve ser analisado à luz das premissas que erigem o Estado Democrático de Direito, comandado normativamente por uma Constituição que eleva o ser humano à condição de centralidade na edificação do ordenamento jurídico. Desta feita, o Direito Administrativo enfrenta uma atualização em seus pilares principiológicos, mediante a compatibilização de suas normas à dignidade da pessoa humana e aos direitos fundamentais. Em face de uma evolução teórica que visa compatibilizar seus princípios às matizes constitucionais, o Direito Administrativo conduz o Estado, outrora posto em patamares de supremacia hierárquica exacerbada a uma posição de garantidor de direitos e garantias fundamentais dos cidadãos em face do Poder Público. Nesse sentido, a Administração Pública dialógica possuindo por característica fundamental a institucionalização de práticas tendentes ao consenso entre a Administração Pública e os administrados se apresenta como uma das formas de viabilizar a efetiva participação popular nas decisões que lhe serão direcionadas, como bem estabelecido em normas constitucionais. Além do restabelecimento da confiança nos gestores públicos mediante a participação popular na gestão administrativa, a Administração Pública dialógica tende a proporcionar maior transparência, real compatibilidade com os princípios administrativos e conformidade com os contemporâneos estudos que defendem um direito à boa Administração Pública.
Descrição: CORIOLANO, F. de O. Administração pública dialógica: novo paradigma do Direito Administrativo sob a perspectiva neoconstitucional do Estado democrático de direito. 2016. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10425
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ferdnando de Oliveira Coriolano.pdfFerdnando de Oliveira Coriolano947.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.