Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10428
Título: Fronteiras e Direitos Humanos: A problemática da imigração ao Sul dos Estados Unidos
Autor(es): Lira, Thaís Espíndola
Palavras-chave: Estados Unidos
Imigração
Fronteira
Operação Streamline
Direitos Humanos
Data do documento: 2015
Resumo: Este artigo, realizado, majoritariamente, a partir de uma pesquisa bibliográfica, tem por fulcro principal apresentar ao leitor as questões que envolvem os imigrantes ilegais, em sua maioria mexicanos e centro americanos, que têm como intenção cruzar a fronteira sul dos Estados Unidos utilizando o México como rota. Todos os dias, um considerável número de pessoas faz essa arriscada travessia em busca de melhores oportunidades. Entretanto, o que muitos não imaginam é que para chegar ao sonho americano eles terão que enfrentar, durante o percurso, uma série de adversidades causadas pelo crime organizado, pela falta de segurança pública, pelas rígidas políticas migratórias e pelas extremas condições climáticas do deserto. Através de mecanismos como a Operação Streamline, nota-se que a política de imigração dos Estados Unidos ignora os compromissos sociais e internacionais firmados, tendo como resultado uma completa desvinculação dos imigrantes ilegais com os Direitos Humanos, que deveriam ser inerentes a cada pessoa. Além de tudo, ainda sofrem com o preconceito, manifestado por atitudes xenofóbicas, por parte da sociedade que é induzida a pensar neles como invasores perigosos capazes de acabar com a hegemonia e o trabalho do seu povo. A explicação para isso é a vulnerabilidade da situação na qual se encontram, motivada por um Estado ausente que não assegura o mínimo necessário para a garantia da integridade física, moral e psicológica. Urge o momento em que os Estados Unidos, país construído principalmente pelo trabalho dos imigrantes, em conjunto com os demais envolvidos no processo passem a tratar o problema com a atenção e cuidado que lhes cabe.
Descrição: LIRA, T. E. Fronteiras e Direitos Humanos: a problemática da imigração ao Sul dos Estados Unidos. 2015. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10428
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thaís Espíndola Lira.pdfThaís Espíndola Lira948.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.