Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10433
Título: O trabalho com o filme 12 anos de escravidão em sala de aula do ensino fundamental
Autor(es): Diniz, Madson Queiroga
Palavras-chave: Ensino Fundamental
Cinema - Recurso Didático
Literatura
Transdisciplinaridade
Data do documento: 3-Dez-2015
Resumo: A escola nos dias atuais tem aberto espaço para novos métodos, assim trazendo uma aproximação do ensino com os vários tipos de arte, uma delas o cinema, e fazendo com que desperte o interesse do discente por conteúdos que podem ser considerados de temática difícil como a escravidão. A partir deste ponto de vista esta pesquisa objetiva despertar o interesse dos alunos por filmes de caráter mais artístico e, também pedagógico ou pedagogizante, porém, que nos traz além de diversão, conhecimentos sócios políticos-históricos e ideológicos. Este trabalho analisa o filme 12 anos de escravidão, dirigido por Steve McQueen, 2013; investiga os conhecimentos prévios dos discentes sobre a temática; apresenta relações entre Cinema e Literatura; e mostra de acordo com os documentos oficiais que cinema é de grande valor em sala de aula. Para obtermos os resultados daquilo que foi proposto em sala de aula foi aplicado em uma escola particular duas propostas de artigo de opinião, uma antes de assistir ao filme e outra depois. Assim, nesta pesquisa podemos recolher dados para comprovar se um trabalho sistemático com filme é, realmente, de grande valia. A pesquisa apresenta no final outra proposta de ensino, que pode suscitar um trabalho transdisciplinar entre o conteúdo escravidão de forma interativa que envolve os discentes que sentem dificuldade em tratar um tema complicado e que tem influência em suas vidas até os dias atuais.
Descrição: Diniz, M. Q. O trabalho com o filme 12 anos de escravidão em sala de aula do ensino fundamental. 2015. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10433
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Madson Queiroga Diniz.pdf7.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.