Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10435
Título: Inglês padrão e inglês como língua franca internacional: crenças sobre o ensino das variantes linguísticas
Autor(es): Leite, Emanuel Ferreira
Palavras-chave: Lingua Inglesa
Crença de Ensino
Inglês Padrão
Inglês Internacional
Data do documento: 4-Dez-2015
Resumo: O crescente uso do inglês pela comunidade internacional tem feito com que esta língua sofra alterações fonológicas, gramaticais e lexicais que deram origem a uma variante do inglês denominada inglês internacional, usada como língua franca, cujas peculiaridades tornam essa variante diferente do inglês padrão. Este trabalho, portanto, tem como objetivo investigar quais são as crenças que professores de inglês da rede pública têm sobre o ensino das variantes linguísticas inglês padrão e inglês como língua franca internacional. A fundamentação teórica foi baseada principalmente nos estudos de Barcelos (2001), tida como principal referêncianeste trabalho para investigaçãode crenças, além de Crystal (1997), Harmer (2007), Seidlhofer (2004), e Wardhaugh (2010). Esta pesquisa envolveu cinco professores de inglês da rede pública de ensino que responderam um questionário contendo questões abertas sobre o tema objeto desse estudo. Os resultados mostram que a maioria dos professores investigados demonstra ter ciência da variante de inglês internacional, porém têm uma forte tendência ao ensino da variante padrão pelo fato de ser esta a variante privilegiada pelo material didático disponível e pelos objetivos do ensino de língua estrangeira da escola brasileira, cujo foco principal é desenvolver a habilidade de leitura.
Descrição: Leite, E. F. Inglês padrão e inglês como língua franca internacional: crenças sobre o ensino das variantes linguísticas. 2015. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10435
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emanuel Ferreira Leite.pdf4.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.