Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10437
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Andrade, Gioberlândia Pereira de | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-12T15:54:38Z | - |
dc.date.available | 2016-07-12T15:54:38Z | - |
dc.date.issued | 2015-11-27 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.291 3 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10437 | - |
dc.description | Andrade, G. P. de. Evasão no ensino superior: um estudo de caso com graduandos e evadidos do curso de Letras da UEPB. 2015. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho se constitui na primeira tentativa de detectar as causas da evasão no curso de Letras com habilitação em Língua Inglesa da UEPB. Uma vez observada à falta de características predominantes para saber o porquê da sua ocorrência. Os fatores apontados pelos alunos como determinantes para a evasão no curso foram discutidos à luz da literatura. Dos fatores apontados pelos entrevistados, alguns coincidem com o que dispõem as obras sobre o tema da evasão, outros fatores tem menor importância que a destacada na literatura. O objetivo proposto foi detectar e identificar os fatores que ocasionaram a evasão de alunos egressos referente ao período compreendido entre 2011 e 2012, e também identificar o porquê da permanência dos alunos regularmente matriculados no Curso de Letras referente ao mesmo período. Para isso, analisamos uma amostra da população de alunos evadidos e também de alunos regularmente matriculados, através da pesquisa documental, de levantamento, bem como, a pesquisa bibliográfica referente ao tema proposto. Em um primeiro momento, procuramos informações acerca dos alunos na coordenação do Curso de Letras, em seguida, a metodologia abordada foi realizada através da aplicação dos questionários com dezesseis alunos entreegressos e que permanecem no curso referente ao período de 2011/2012, baseada em questões estruturadas. Para tanto, nos baseamos em autores que estudam o tema da evasão como: ARROYO (1997), AZEVEDO (2011), MENEZES (2002) E SOUZA (2011). Para que os mesmos pudessem nos dar subsídios para uma melhor compreensão acerca do problema da evasão, bem como, contribuir para uma discussão mais aprofundada sobre o tema da evasão. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Nathalia Leite de Queiroz Sátiro | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Evasão Escolar | pt_BR |
dc.subject | Curso de Letras - UEPB | pt_BR |
dc.subject | Língua Inglesa | pt_BR |
dc.title | Evasão no ensino superior: um estudo de caso com graduandos e evadidos do curso de Letras da UEPB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Gioberlândia Pereira de Andrade.pdf | 1.72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.