Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10438
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Francisco, Luciana da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-12T15:54:52Z | - |
dc.date.available | 2016-07-12T15:54:52Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-12 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.32 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10438 | - |
dc.description | Francisco, L. da S. Crenças sobre o uso do livro didático de língua inglesa: estudo de caso com uma professora de Ensino Médio. 2014. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como objetivo geral investigar a relação existente entre crenças de uma professora de língua inglesa sobre o livro didático (LD) e sua utilização em sala de aula, tendo como ponto de partida o pressuposto teórico de que as crenças norteiam, de alguma forma, o processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira (BARCELOS, 2003, 2006, 2011; PERINA, 2002; COELHO, 2005; LIMA, 2005). Para isso, apresentamos como objetivos específicos: i) analisar como o LD é usado por uma professora de língua inglesa em suas aulas numa turma de ensino médio; ii) verificar a proposta pedagógica do LD utilizado pela professora colaboradora deste estudo; iii) identificar as crenças da professora sobre o papel do LD em suas aulas de língua inglesa. Além do suporte teórico voltado para as questões sobre crenças, nos apoiamos nas contribuições teóricas de Edmundson (2004), Ramos (2009), Paiva (2009), dentre outros, sobre o papel do livro didático em aulas de língua inglesa. A metodologia escolhida para esta pesquisa foi o estudo de caso de natureza qualitativa, no qual utilizamos como instrumentos de coleta de dados anotações feitas sobre as aulas observadas, a análise do próprio LD e um questionário aplicado com a professora colaboradora. Os resultados sugerem que a motivação da professora de língua inglesa para usar o LD em suas aulas surge, de fato, de suas crenças e que essas parecem influenciar de forma significativa o processo de ensino- aprendizagem da língua-alvo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Karyne Soares Duarte Silveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Língua Inglesa | pt_BR |
dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
dc.subject | Ensino Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Crenças sobre o uso do livro didático de língua inglesa: estudo de caso com uma professora de Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Luciana da Silva Francisco.pdf | 5.25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.