Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10444
Título: | Educação integral através do Programa Mais Educação na rede municipal de educação de Campina Grande - PB |
Autor(es): | Santos, Grace Kelly de Lima |
Palavras-chave: | Currículo Escolar Educação Integral Programa Mais Educação |
Data do documento: | 18-Jun-2015 |
Resumo: | Este artigo apresenta resultados da pesquisa “Educação integral através do Programa Mais Educação (PME) na rede municipal de educação de Campina grande-PB”, que está vinculada a uma pesquisa mais ampla, intitulada “Currículo de educação integral no Programa Mais Educação: ressignificações e essencialismos” em desenvolvimento através do Programa de Iniciação Científica (PIBIC). A pesquisa que deu origem aos dados aqui discutidos teve início em setembro de 2014, a qual analisou a proposta de educação integral em desenvolvimento na Rede Municipal de Educação de Campina Grande-PB, através do Programa Mais Educação (PME). Para tanto, optamos pela pesquisa qualitativa, nos moldes do estudo de caso, mediante a análise documental e a entrevista. Nesse sentido, tomamos como campo empírico a Secretaria de Educação Municipal (SEDUC/CG) e como referencial teórico, estudiosos como Ferreira (2007), Libâneo (2008) e Silva e Silva (2013). A SEDUC – CG é um órgão do poder executivo municipal, dividido em Gerência Administrativa e Financeira, Gerência Pedagógica, Gerência de Recursos Humanos e Setor de Projetos. A referida secretaria de educação é responsável por 120 escolas no município, das quais 85 aderiram ao Programa Mais Educação. Considerando tais pressupostos e mediante a análise dos dados, a pesquisa concluiu que o PME oferece atividades educativas/curriculares em condições mais precárias do que as que são oferecidas para os alunos do ensino regular; com oficineiros voluntários (dos quais não se pode exigir formação adequada) em nível de graduação e pós-graduação e com espaços escolares que dispõem de pouca infraestrutura para atender aos alunos. Além disto, o PME corrobora para a fragmentação do currículo de Ensino Fundamental, uma vez que divide o currículo escolar em dois: o primeiro, visto como currículo formal,formado pelas disciplinas “tradicionais”oferecidas em um turno escolar; e o segundo formado por macrocampos, que são componentes curriculares oferecidos no turno inverso, o currículo diversificado. |
Descrição: | Santos, G. K. de L. Educação integral através do Programa Mais Educação na rede municipal de educação de Campina Grande - PB. 2015. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10444 |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Grace Kelly de Lima Santos.pdf | 686.37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.