Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10445
Título: O Programa Mais Educação: um estudo de caso no município de Cuité - PB
Autor(es): Oliveira, Diana Buriti de Melo
Palavras-chave: Educação
Programa Mais Educação
Política Educacional
Educação Integral
Data do documento: 18-Jun-2015
Resumo: O presente trabalho é resultado de uma pesquisa qualitativa que teve como problema investigado, a atuação do Programa Mais Educação (PME), implantado em 2012, em uma escola estadual, na cidade de Cuité, Paraíba. Tal programa corresponde a uma das Políticas Educacionais instituídas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) em 2007, cuja implementação se deu apenas em 2008, com a colaboração de outros ministérios, visando à melhoria da qualidade da educação. Buscou-se, desse modo, analisar as condições de funcionamento do PME na escola que foi o locus da pesquisa, tendo por base, documentos elaborados pelo MEC, aliando-se às reflexões desenvolvidas por autores como Cavaliere (2010), Cabral Neto (2009), Castro (2007), Moll (2009), Oliveira (2002), entre outros. Nessa direção, foram realizadas observações acerca do trabalho da escola, além de entrevistas com sujeitos envolvidos no processo. Com base nos resultados obtidos, concluiu-se que o PME na aludida escola, não se configurou como Educação Integral, traduzindo-se apenas como aumento da jornada escolar, visto que a instituição não dispõe de uma infraestrutura necessária, tanto no que se refere ao espaço físico, quanto às pessoas que atuaram em sua aplicação.
Descrição: Oliveira, D. B. de M. O Programa Mais Educação: um estudo de caso no município de Cuité - PB. 2015. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10445
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Diana Buriti de Melo Oliveira.pdf1.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.