Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10447
Título: Educação ambiental no contexto da educação infantil: relato de uma experiência
Autor(es): Cavalcante, Andréa Maria Leite
Palavras-chave: Educação Ambiental
Educação Infantil
Formação Ética
Data do documento: 19-Jun-2015
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de apresentar um relato de experiência em Educação Ambiental como norte interdisciplinar e sua relação com a Educação Infantil. Para gerar uma qualidade de vida sustentável, se faz necessário um (re)pensar sobre a nossa relação com o meio ambiente desde a Educação Infantil , onde o principal objetivo é sensibilizar o aluno sobre a problemática dos resíduos sólidos, no contexto da sociedade contemporânea, e a necessidade de darmos uma destinação adequada e cuidarmos do meio em que vivemos. Através do contato das crianças com os resíduos produzidos e sua relação com o meio ambiente, associando teoria e prática, é que elas podem assimilar o conteúdo de forma ampla e contínua e levar essa aprendizagem para a vida. Para realização deste trabalho recorremos a pesquisas bibliográficas e a realização de experiências, reflexões e ações por meio do Projeto: “Lixo pode ser luxo” em uma escola da rede privada de ensino da cidade de Campina Grande-PB. Verificamos que este não foi um trabalho difícil de realizar, pois as fontes de informações são amplas e que os alunos, principalmente da Educação Infantil, são muito receptivos as orientações e atitudes dos professores. As vivências corresponderam às expectativas, confirmando a possibilidade de desenvolver a Educação Ambiental no contexto da Educação Infantil e que as crianças são capazes de aprender e levar o aprendizado para além dos muros da escola, contribuindo, assim, para a formação ética de cidadãos e cidadãs.
Descrição: Cavalcante, A. M. L. Educação ambiental no contexto da educação infantil: relato de uma experiência. 2015. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10447
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andréa Maria Leite Cavalcante.pdf1.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.