Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10451
Título: História e cultura afro-brasileira: um relato de experiência no estágio supervisionado nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Souza, Flaviano Cirino de
Palavras-chave: Estágio Supervisionado
Intervenção Didática
Cultura Afro-brasileira
História Afro-brasileira
Data do documento: 1-Dez-2015
Resumo: O presente trabalho é uma produção de conclusão de curso que relata e discute a intervenção didática numa escola pública da cidade Campina Grande-PB, nos períodos de novembro de 2013 e maio de 2014, sobre a história e cultura afro-brasileira. Tem como objetivo refletir e debater sobre a valorização e respeito à história e cultura negra. Do ponto de vista metodológico, trabalhamos com a pesquisa bibliográfica e aulas dialógicas, tomando Freire (2005) como referência, permitindo um intenso mergulhar nas questões a serem discutidas e desvendadas. Quanto aos procedimentos metodológicos, realizamos observações com registro em diário de campo, conversas informais, planejamento e execução de atividades de docência e questionários abertos com a professora e alunos. Para o tratamento dos dados, usamos a técnica de análise de conteúdos. Assim, foram feitas leituras verticais e horizontais dos questionários, a fim de desvendar subsídios relevantes para nosso trabalho. Atentamos ainda para os detalhes das falas e dos gestos dos sujeitos envolvidos. Com isso, destacamos quatro categorias para discussão: a cor da pele (ser pardo x ser negro), preconceito e discriminação religiosa, imagem da África e prática docente. Isto porque tanto os discentes quanto a docente demonstraram conhecimento superficial sobre a temática. Ficaram em dúvida em relação à sua tonalidade de pele ser parda ou negra. Além disso, a ausência de discussão sobre a temática gera preconceito e discriminação étnico-racial e religiosa. Observamos, ainda, que a falta de formação inicial e continuada por parte dadocente sobre atemática dificulta a discussão. As deduções incorporadas ao aporte teóricobuscou apoio teórico, desde os textos estudados, durante os encontros semanais do grupo de pesquisa Dialogando com a Diversidade Étnico-Racial, coordenado pela professora Margareth Maria de Melo, até as obras de autores como Cavalleiro (2001), Brasil (2004), Bittencourt (2004), Brasil (1997), Coelho (2010) dentre outros pesquisadores dessa linha de pesquisa.Os resultados alcançados revelaram que são necessários estudos mais aprofundados e interdisciplinares a respeito da história e cultura afro-brasileira e africana no cotidiano escolar.Apontaram que o caminho é longo, pois foram séculos de história contada pelo colonizador. Mas, a educação libertadora transforma conceitos e mentes.
Descrição: Souza, F. C. de. História e cultura afro-brasileira: um relato de experiência no estágio supervisionado nos anos iniciais do ensino fundamental. 2015. 94f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10451
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Flaviano Cirino de Souza.pdf1.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.