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Título: Os diversos usos da literatura infantil na educação infantil das escolas públicas do município de Lagoa Seca
Autor(es): Ferreira, Ana Lúcia de Holanda
Palavras-chave: Literatura Infantil
Educação Infantil
Formação de Leitor
Leitura Literária
Lúdico
Data do documento: 3-Dez-2015
Resumo: No presente artigo, abordaremos a importância da literatura infantil e suas contribuições para o desenvolvimento da aprendizagem dascrianças e a formação do leitor crítico, defendendo o trabalho com a literatura infantil sendo realizado nas escolas de maneira adequada, de forma lúdica e de fruição, incentivando na criança o gosto pela leitura literária. Tendo como objetivos analisar os diferentes usos da literatura infantil na educação infantil e identificar os diferentes usos da literatura infantil na educação infantil. Mas para que a literatura infantil, enquanto forma de expressão da arte, venha a contribuir para a formação do leitor crítico, faz-se necessário que a escola e os professores conheçam a importância da literatura infantil para a formação das crianças, e que venham a fornecer as crianças os estímulos adequados à leitura literária, pois a mesma pode promover conhecimento naturalmente, tanto o conhecimento de mundo, quanto o de si mesma, e que embora a literatura e a escola tenham surgido na mesma época e caminhem ambas entrelaçadas, não é adequado quea escola utilize a literatura como mais um recurso pedagógico, quando a mesma é trabalhada para atingir determinado fim pedagógico, sendo imposta pelo professor,podendo inibir na criança sua imaginação e as inúmeras possibilidades de leitura, afastando a criança do prazer da leitura literária. Diante dessas dificuldades em relação ao trabalho escolar com a literatura infantil, sentimos a necessidade de conhecer o papel da literatura infantil na educação, onde realizamos uma pesquisa qualitativa, utilizando como instrumento um questionário, onde dez professoras da educação infantil da rede pública relataram suas concepções sobre o que é literatura infantil e como desenvolvem seu trabalho escolar acerca da mesma. A partir dos resultados coletados, identificamos que a maioria dos entrevistados não apresentaconhecimentos teóricos sobre literatura infantil, ocasionando uma visão simplificada sobre essa literatura, assim como percebemos como é feito o uso diário da literatura em sala de aula e os erros e equívocos na utilização da literatura infantil, visto que em sua maioria a literatura é utilizada como instrumento pedagógico, desconsiderando seu papel lúdico e estético,bem como as estratégias e metodologias utilizadas no trabalho com a literatura, apontaram para o uso de recursos como fantoches, livros, entonação de voz, gravuras etc. Com relação ás contribuições que à literatura infantil pode trazer as crianças, as respostas foram variadas e parecidas, pois visam à promoção do conhecimento, da oralidade, do processo de leitura e escrita, dentre outras contribuições.Por fim concluímos que, embora a maioria dos professores considerarem importante o uso da literatura infantil na formação do leitor crítico, autônomo ajudando as crianças na compreensão do mundo ao seu redor e de si mesmas, a maioria dos professores utilizam a literatura infantil como instrumento pedagógico desvirtuando o sentido real da literatura, ocasionando o desinteresse das crianças por esse gênero literário.
Descrição: Ferreira, A. L. de H. Os diversos usos da literatura infantil na educação infantil das escolas públicas do município de Lagoa Seca. 2015. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10453
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