Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10461
Título: Uma revisão bibliográfica sobre os estudos da alfabetização e do letramento
Autor(es): Viana, Layse Chaves de Farias
Palavras-chave: Alfabetização
Letramento
Formação de Educadores
Data do documento: 4-Dez-2015
Resumo: Através de pesquisas, a alfabetização diz respeito à aquisição do código linguístico e o letramento está relacionado ao uso social que os indivíduos fazem desse código. No que concerne ao letramento, termo ainda recente no contexto brasileiro, raramente é compreendido com clareza por parte dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, os quais são responsáveis por auxiliar as crianças no processo de aquisição da leitura e da escrita. Este texto trata de diferentes aspectos ligados ao tema letramento, inclusive a origem do termo e as relações entre letramento e escolarização, dentro de fatores históricos e a-históricos. O presente trabalho, que se configura como um estudo bibliográfico, tem como objetivo realizar uma revisão teórico-conceitual a partir dos estudos desenvolvidos sobre a alfabetização e o letramento. Dentre outros pesquisadores, o estudo está embasado nas pesquisas de Tfouni (2006), Kleiman (1995) e Morttati (2000). Com estes estudos podemos fortalecer a idéia do se alfabetizar letrando, pois veremos que é uma necessidade de um cidadão critico em sua sociedade.
Descrição: Viana, L. C. de F. Uma revisão bibliográfica sobre os estudos da alfabetização e do letramento. 2015. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10461
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Layse Chaves de Farias Viana.pdf628.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.