Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10461
Título: | Uma revisão bibliográfica sobre os estudos da alfabetização e do letramento |
Autor(es): | Viana, Layse Chaves de Farias |
Palavras-chave: | Alfabetização Letramento Formação de Educadores |
Data do documento: | 4-Dez-2015 |
Resumo: | Através de pesquisas, a alfabetização diz respeito à aquisição do código linguístico e o letramento está relacionado ao uso social que os indivíduos fazem desse código. No que concerne ao letramento, termo ainda recente no contexto brasileiro, raramente é compreendido com clareza por parte dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, os quais são responsáveis por auxiliar as crianças no processo de aquisição da leitura e da escrita. Este texto trata de diferentes aspectos ligados ao tema letramento, inclusive a origem do termo e as relações entre letramento e escolarização, dentro de fatores históricos e a-históricos. O presente trabalho, que se configura como um estudo bibliográfico, tem como objetivo realizar uma revisão teórico-conceitual a partir dos estudos desenvolvidos sobre a alfabetização e o letramento. Dentre outros pesquisadores, o estudo está embasado nas pesquisas de Tfouni (2006), Kleiman (1995) e Morttati (2000). Com estes estudos podemos fortalecer a idéia do se alfabetizar letrando, pois veremos que é uma necessidade de um cidadão critico em sua sociedade. |
Descrição: | Viana, L. C. de F. Uma revisão bibliográfica sobre os estudos da alfabetização e do letramento. 2015. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10461 |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Layse Chaves de Farias Viana.pdf | 628.57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.