Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10466
Título: A importância da ludicidade na educação infantil
Autor(es): Silva, Clara Roberta Coutinho
Palavras-chave: Educação Infantil
Lúdico
Desenvolvimento Infantil
Aprendizagem
Data do documento: 30-Nov-2015
Resumo: Durante muito tempo as brincadeiras e os jogos eram vistos apenas como tipos de passatempo ou recreação sem objetivo algum, eram utilizados pelas crianças sem nenhum significado pedagógico. Atualmente essas atividades são representações de vida da criança, ajudando a desenvolver suas capacidades de pensar, imaginar e agir por si mesmo e essas atividades devem ser trabalhadas de forma pedagógica. No contexto dessas discussões inscreve-se o objetivo do estudo, que consiste em discutir a Importância da Ludicidade na Educação Infantil, desenvolvido por meio de uma pesquisa de cunho bibliográfico. Para tanto foram elencados autoras, cujos estudos consideram-se fundamentais na área educacional, tais como Kramer (1993), Louzada (1999), Kishimoto (1998), entre outros influenciados pelas teorias pedagógicas dos pensadores Piaget, Vygostsky e Froebel Os autores demonstram a importância da ludicidade no ensino infantil confrontando com a realidade que muitas vezes, não é encontrada nas salas de aula. O estudo revelou que a ludicidade contribui de forma significativa para o desenvolvimento social, pessoal, cognitivo e cultural da criança. O docente é a peça chave na mediação das atividades lúdicas, pois eles facilitam e estimular as crianças a pensar e analisar essas atividades adquirindo conhecimentos pedagógicos e construtivos para suas vidas. Por isso é fundamental estudos sobre o tema ficando clara a importância de seu aprofundamento e a utilização das atividades lúdicas no âmbito escolar, já que, por sua vez, precisam ser revistas e modificadas com o intuito de apontar aos docentes à sua importância para a formação social, cognitiva e física de seus alunos. Assim, se compreende que a inserção das atividades lúdicas no planejamento escolar, serve para que na prática torne a aprendizagem uma busca constante pelo conhecimento, competências e habilidades dos alunos, pois eles soltam suas imaginações, desenvolvem suas criatividades, possibilitando suas concentrações e atenção às aulas, já que são atividades dinâmicas e que chamam atenção.
Descrição: SILVA, C. R. C. A importância da ludicidade na educação infantil. 2015. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10466
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Clara Roberta Coutinho Silva.pdf5.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.