Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10469
Título: A pedagogia cultural e o consumo: uma análise das peças publicitárias da coca-cola
Autor(es): Andrade, Erica Batista
Palavras-chave: Educação
Pedagogia Cultural
Coca-Cola - Consumo
Análise do Discurso
Data do documento: 3-Dez-2015
Resumo: Este trabalho apresenta uma reflexão sobre o consumo da marca Coca-Cola através da Pedagogia Cultural. Tendo como objetivos Destacar a importância da Pedagogia Cultural como formadora de construtos sociais e educativos, das identidades e valores dos sujeitos no mundo contemporâneo, embasando e dando suporte aos processos educacionais, bem como a formação identitária dos indivíduos. Abordar a influência curricular da matriz midiática sobre os processos educacionais com acento sobre a publicidade. Analisar as peculiaridades utilizadas pela Coca-Cola em algumas de suas peças publicitárias, problematizando-as, revelando sua ideologia, poder e formas de socialização, discursos, persuasão, formação de identidades, valores, e de incentivo ao consumo por meio da cultura de pertencimento e de massa. As estratégias de coleta, organização e sistematização dos dados, se deram através de pesquisa qualitativa, levantamento em banco de imagens de peças publicitárias da marca Coca-Cola, triagem e escolha do material a ser utilizado a partir do banco de imagens, análise e escolha do referencial teórico apropriado para os temas a serem abordados. Seguindo a linha dos Estudos culturais construí o seguinte referencial, tomando por base as matrizes teóricas de Cultura, segundo Tylor (1871) e Eagleton (2005); Pedagogia Cultural, segundo Williams (1958), Simon (1995), McLaren (1997) e Candau (2008); Cultura Midiática, por Sabat (1999) e Setton (2011); espaços e agentes socializadores, segundo Steinberg & Kincheloe (2001), Setton (2002) e Veiga Neto (2003); discursos ideológicos, segundo Fairclough (2001); Cultura Híbrida em Escosteguy (2001); construção de identidades, colonização do desejo e da infância, segundo Sarlo (1997) e Schopping (2012); e alfabetismo crítico para as mídias, segundo Kellner (1995), Fischer (1998) e Ramos (2005). Conclui-se que o objeto de estudo em questão, a Coca-Cola, apesar de estar destacando sua mídia através da publicidade, constrói processos de persuasão. Neste trabalho focalizaremos a apropriação cultural de locais diversificados, que a dita marca utiliza para expandir seus domínios capitalistas, revelando novas formas culturais, de identidade e socialização nos indivíduos. No que diz respeito à educação, esta deve suscitar medidas que permitam um esclarescimento, por meio de uma leitura crítica das imagens dos mecanismos socializadores midiáticos e do conhecimento cultural que cada comunidade possui sobre si própria, para que assim sejam desenvolvidos nos sujeitos olhares críticos acerca das influências que fomentam suas identidades.
Descrição: ANDRADE, E. B. A pedagogia cultural e o consumo: uma análise das peças publicitárias da coca-cola. 2015. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10469
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Erica Batista Andrade.pdf23.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.