Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10470
Título: O professor como pesquisador de sua prática: análise etnográfica com literatura infantil através do livro "Alice no país das maravilhas" no Colégio Panorama (Campina Grande-PB)
Autor(es): Elias, Josete Maria Silva
Palavras-chave: Professor - Ensino
Literatura Infantil
Relato Etnográfico
Ensino Fundamental
Data do documento: 4-Dez-2015
Resumo: O presente trabalho faz uso da literatura infantil “Alice no país das maravilhas” de Lewis Carrol, como forma de intervenção pedagógica em uma sala de 1º ano do ensino fundamental no Colégio Panorama na cidade de Campina Grande-PB. A literatura infantil vem se mostrando cada dia mais como um agente modificador no cotidiano das crianças, que tem oportunidade de vivenciá-la. É cada vez mais comum encontrar professores fazendo uso deste recurso no interior das salas de aulas das séries iniciais. Os professores estão fazendo uso deste recurso, cada dia mais no interior das suas salas de aula. O objetivo do corrente trabalho é mostrar como o professor transforma-se em pesquisador, a partir do momento em que demonstra interesse em analisar sua prática através da pesquisa. Para alcance dos objetivos traçados no decorrer da pesquisa, foi utilizada a metodologia do relato etnográfico, onde, o sujeito pesquisador participa ativamente da sua pesquisa. Ou seja, pesquisa e pesquisador estão ativamente juntos no decorrer de todo o processo. A partir de análises de referenciais teóricos, o professor respalda e qualifica sua prática dentro de sala de aula, continuando a desenvolver as atividades já aplicadas, mas pesquisando, analisando e concretizando seu trabalho. Para atingir as questões mencionadas anteriormente, dialogo com Zacur e Esteban(2002) sobre o professor como pesquisador de sua prática e a pesquisa etnográfica, Sarmento(2003) colaborando com o estudo de caso etnográfico e com Ghendi e Franco(2008) trazendo a etnografia como construção de um processo de conhecimento e educação. Para enriquecer o processo de análise da prática pedagógica enfatizo as considerações de Paiva(2003) abordando sobre a formação do professor reflexivo. Com a finalidade de destacar a importância do estudo com a literatura infantil, foi realizada análise da obra de Coelho(2000) A literatura infantil: abertura para a formação de uma nova mentalidade. Por fim os objetivos traçados para este trabalho foram alcançados de forma positiva, fazendo com que o conhecimento chegasse até os envolvidos de forma lúdica, trazendo à tona o professorpesquisador, a partir de um projeto de leitura, amparado pela pesquisa etnográfica.
Descrição: ELIAS, J. M. S. O professor como pesquisador de sua prática: análise etnográfica com literatura infantil através do livro "Alice no país das maravilhas" no Colégio Panorama (Campina Grande-PB). 2015. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10470
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josete Maria Silva Elias.pdf17.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.