Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10476
Título: Microempreendedor individual e o empreendimento informal na cidade do Congo/PB
Autor(es): Ribeiro, Joelson Bezerra
Palavras-chave: Setor informal
Lei Complementar nº 128/2008
Microempreendedor individual
Data do documento: 9-Out-2014
Resumo: A legislação do Microempreendedor Individual (MEI) é uma forma de proporcionar aos empreendedores informais ou àqueles que possuem o sonho de abrir um próprio negócio, a concretização de uma empresa registrada, com baixo custo, e o acesso a diversos benefícios com a formalização, proporcionando grandes chances de crescimento para a empresa. Neste sentido, a presente pesquisa objetivou averiguar quais fatores têm influenciado os microempresários, do município do Congo/PB, permanecerem com seus empreendimentos na informalidade. Para o desenvolvimento desta pesquisa empírica de abordagem qualitativa e caráter exploratório, adotou-se como procedimentos a pesquisa bibliográfica e documental. E para a coleta de dados foi aplicado um questionário com questões fechadas a quarenta microempreendedores informais do município do Congo/PB. Com isso, foi possível constatar que o fator que tem, preponderantemente, influenciado os microempresários, do município do Congo/PB, a permanecerem com seus empreendimentos na informalidade é a ausência de conhecimento acerca da Lei do MEI e dos benefícios decorrentes dela. Já que a maioria dos participantes da pesquisa possuem condições de atendimento aos requisitos impostos pela Lei em tela, mas por não conhecê-la, entre outros motivos, acabam por permanecerem com seus empreendimentos atuando na informalidade. O que denota a necessidade de uma ampliação na divulgação da Lei supracitada, no sentido de torná-la mais conhecida por aqueles que realmente necessitam deste conhecimento.
Descrição: RIBEIRO, J. B. Microempreendedor individual e o empreendimento informal na cidade do Congo/PB. 2014. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10476
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joelson Bezerra Ribeiro.pdfPDF - Joelson Bezerra Ribeiro84.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.