Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10487
Título: O teatro e suas possibilidades no desenvolvimento da criança da educação infantil
Autor(es): França, Thaisa Raquel Cabral de
Palavras-chave: Educação Infantil
Teatro
Desenvolvimento Infantil
Data do documento: 18-Jun-2015
Resumo: O trabalho acadêmico orientado apresenta uma reflexão sobre a educação infantil e a utilização do teatro como proposta pedagógica. O teatro surge desde os primórdios da história humana, estando presente em rituais religiosos ou celebrações festivas, entretanto, como ferramenta educacional no Brasil, tem início no século XVI, através do ensino religioso, onde os Jesuítas se utilizavam das técnicas para catequizar os indígenas. Assim, a relação entre o teatro e a educação perdura-se até hoje. Atualmente as dramatizações acontecem nas escolas em festividades de datas comemorativas e culminância de projetos, porém o teatro vai mais além, é uma possibilidade da criança expressar suas emoções e desenvolver aspectos motores através do movimento corporal, cognitivos e afetivos. Buscamos compreender a relação teatro X educação infantil através dos autores KRAMER (2001), REGO (1995), REVERBEL (1997) e CARTAXO (2001) e de que maneira o teatro contribui para o desenvolvimento da criança. A pesquisa de campo permitiu conhecer a realidade de duas instituições de educação infantil, uma pública e uma privada em que foram os seus professores os sujeitos alvo da pesquisa.
Descrição: França, T. R. C. de. O teatro e suas possibilidades no desenvolvimento da criança da educação infantil. 2015. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10487
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thaisa Raquel Cabral de França.pdf683.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.