Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1049
Título: Geografia e paisagem na escola: a imagem como recurso didático para a construção de novos saberes
Autor(es): Martins, Sinezia dos Santos
Palavras-chave: Geografia - ensino
Representações gráficas
Paisagem
Data do documento: 15-Jul-2013
Resumo: Este trabalho aborda de um tema de grande relevância para a sociedade atual, visto que debatemos sobre o tratamento das informações e as suas representações gráficas. Os diversos tipos de representações são cada vez mais imprescindíveis na transmissão, interpretação, análise e crítica dos fatos e fenômenos contemporâneos. Parece ser evidente que a representação gráfica, como linguagem universal, é extremamente eficaz para atenuar as barreiras linguísticas e culturais entre os povos e entre os indivíduos. Para a elaboração dessa monografia, utilizamos como referencial teórico-metodológico autores da Geografia e de áreas afins, a exemplo de: Almeida (1989), Claval (2001), Martinelli ( 2003), Santos (2004), Moraes ( 2005) entre outros. Esses autores nortearam todas as fases da pesquisa. Inicialmente realizamos uma pesquisa bibliográfica sobre a categoria paisagem e a forma de representações espaciais, em seguida, fizemos uma avaliação do livro didático de Geografia do 7º ano do Ensino Fundamental, utilizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. José Soares de Carvalho, que está localizada no município de Guarabira, Paraíba. Vale salientar que foram ministradas aulas nessa escola para entender como os estudantes interpretam e criam imagens acerca dos conteúdos disponíveis no livro didático. Para concluir fizemos uma análise sobre a percepção e cognição através da leitura da paisagem por meio de um trabalho de campo com estudantes. A partir da avaliação identificamos resultados bem significativos no que diz respeito a Geografia e ao entendimento da paisagem.
Descrição: MARTINS, S. dos. S. Geografia e paisagem na escola: a imagem como recurso didático para a construção de novos saberes. 2011. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1049
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sinezia dos Santos Martins parte 1.pdfSinezia dos Santos Martins parte 13.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Sinezia dos Santos Martins parte 2.pdfSinezia dos Santos Martins parte 22.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.