Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10492
Título: Potencial de captação de água da chuva e caracterização geomorfológica dos afloramentos rochosos do Sítio Olho D'Água, Pocinhos, PB
Autor(es): Sampaio, Erandi Andrade de Moura
Palavras-chave: Chuva
Captação de Água
Afloramento Rochoso - Tanque de Pedra
Data do documento: 3-Dez-2014
Resumo: A baixa quantidade de chuva associada à elevada irregularidade espacial e temporal na zona rural do semiárido paraibano podem ser consideradas as principais responsáveis pela insegurança hídrica e, consequentemente, o não desenvolvimento sustentável. Diante disto, procurou-se estimar o potencial de captação de água da chuva, nos afloramentos rochosos (Tanque de Pedras) do Sítio Olho d’água, Pocinhos, PB e caracterizar geomorfologicamente essas estruturas, sendo essas determinações os objetivos principais. Para realização deste trabalho, utilizou-se uma série de dados mensais de chuvas de Pocinhos, equivalente ao período de 01.01.1980 a 31.12.2013, cedida pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA). A análise dessa série foi feita usando-se critérios da estatística climatológica, sendo determinada às medidas de tendência central (média e mediana) e de dispersão (amplitude e desvio padrão) e estabelecido o regime pluvial e a frequência empírica dos valores anuais aos níveis de 25, 50 e 75% de probabilidade. Os volumes de captação de água da chuva foram determinados para seis cenários anuais (o ano mais seco e o mais chuvoso, a mediana da série e aos três níveis de probabilidade) e para as áreas de captação dos telhados das casas e dos tanques naturais do referido local. A caracterização geomorfológica dos sete tanques foi feita mediante o reconhecimento in loco e as análises da qualidade da água (cor, turbidez e pH) armazenada pela CAGEPA. Os principais resultados mostraram que o regime pluvial é irregular, assimétrico e a estação chuvosa ocorre entre março a junho, quando chove o equivalente a 65% do total anual. O afloramento rochoso é composto de rocha magmática plutônica, textura fanerítica e fraturas com cerca de sete metros de profundidade. A ação do intemperismo físico resultou em esfoliação, do químico, no aparecimento de minerais secundários e do biológico, pela presença de plantas na própria rocha. Os volumes potenciais de captação de água da chuva oscilaram entre 1,1 mil m3 a 5,7 mil m3 e os das casas superaram 16 mil litros, mesmo para a menor área de captação. A água armazenada nos Tanques Naturais e/ou em uma das cisternas tem cor e turbidez acima do estabelecido na Portaria nº518/04 do Mistério da Saúde, para o consumo humano, e o pH dentro da faixa recomendada. O regime pluvial estabelecido permitiu identificar que a captação de água da chuva no Sítio Olho d’água, Pocinhos, PB, é uma alternativa viável para aumentar a oferta e o suficiente para o consumo humano e para o uso em atividades produtivas do pequeno produtor.
Descrição: SAMPAIO, E. A. de M. Potencial de captação de água da chuva e caracterização geomorfológica dos afloramentos rochosos do Sítio Olho D'Água, Pocinhos, PB. 2014. Monografia (Especialização em Geoambiência e Recursos Hídricos do Semiárido) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10492
Aparece nas coleções:I - GRHS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Erandi Andrade de Moura Sampaio.pdf24.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.