Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10505
Título: Corpo e masculinidades como tessituras de gênero: o cinderelo no mundo da dança
Autor(es): Silva, Marta Verônica Melo
Palavras-chave: Corpo
Masculinidade
Dança
Data do documento: 27-Nov-2014
Resumo: O Cinderelo no mundo da dança: corpo e masculinidades como tessituras de gênero - título que por si só explicita a problemática que queremos abordar, tem a pretensão de aproximar os princípios lógicos e ordenadores de uma ação específica - a dança - com o universo corporal, considerando o corpo uma construção sociocultural, regida por padrões estereotipados de cunho biológico construído e cultivados desde nosso nascimento. Para isso realizamos uma revisão histórica do pensamento Ocidental e Oriental sobre corpo e dança, trazendo à tona algumas das concepções estabelecidas no campo da filosofia e da ciência. Essa revisão perpassa por três aspectos de discussões: a de masculinidade implícita na categoria de ser humano universal que tem servido como parâmetro de referência às atividades ditas femininas ou masculinas, a de corpo constituído de movimento, sensibilidade, subjetividade, identidade, cultura e história. Uma concepção que supera o dualismo cartesiano e que demonstra, ainda, que o corpo não está subordinado à mente, segundo o paradigma fenomenológico, e os contos de fada e a importância na Educação Infantil, pois com suas construções narrativas simples auxilia as crianças a se identificarem com os personagens e resolver seus dramas existenciais mais simples e ao mesmo tempo reforçam relações iniquânimes de gênero. Com o propósito de colher informações, empreendemos um estudo na Escola Municipal Félix Araújo em Campina Grande-PB envolvendo 15 discentes de ambos os sexos das séries iniciais do Ensino Fundamental I. Prosseguimos com a apresentação de mais dois momentos: um, explorando a criação da dança; o outro, tratando das especificidades da dança folclórica durante o seu processo de construção, investigando-a enquanto projeto educativo convergindo em prol de um fazer educativo não sexista. Objetivando detectar as interferências dos estereótipos de gênero em relação à dança no espaço escolar, partimos da seguinte premissa: identificar e discutir o cotidiano e os preconceitos referentes à dança oriundos na comunidade, com o intuito de promover reflexões pertinentes à prática educativa. Neste sentido, a construção de comportamentos e pensamentos com respeito à dança é analisada em processo de relações com diferentes meios e instituições. A dança no espaço escolar proporciona um desenvolvimento corporal amplo, não apenas das capacidades motoras, imaginativas e criativas das crianças e adolescentes, como também lapida a personalidade do discente através de uma consciência corporal em relação ao próprio mundo e ao mundo do outro.
Descrição: SILVA, M. V. M. Corpo e masculinidades como tessituras de gênero: o cinderelo no mundo da dança. 2014. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10505
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marta Verônica Melo Silva.pdf25.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.