Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1051
Título: Software GIS Livre e o ensino-aprendizagem da geografia
Autor(es): Alves, Jailson da Silva
Palavras-chave: Geoprocessamento
Ensino - aprendizagem
GIS
Data do documento: 15-Jul-2013
Resumo: No desenrolar desta monografia, busca-se em primeiro plano compreender a definição, componentes e funcionalidades do GIS e, sobretudo, mostrar a utilização de seus Softwares Livres como recurso didático para o ensino-aprendizagem da Geografia. Em nossa análise, inicialmente, enfatizaremos as diferenças conceituais entre Geoprocessamento e GIS e Software Livre e Gratuito. O processamento informatizado de dados georreferenciados é tido como geoprocessamento, enquanto o GIS é um de seus elementos. O SL não significa gratuito, e sim, livre, de liberdade, se referindo a todo e qualquer software que o programador crie e deixe disponível para que outros programadores possam modificar e melhorar de acordo com suas necessidades e ou interesses. Os SL GIS auxilia o aluno (usuário) numa melhor compreensão de seu espaço geográfico, uma vez que adequam diversos dados num mesmo setor. O referencial teórico baseia-se nas idéias do INPE (2009), Câmara e Davis (2001), Pereira e Silva (2001), Coutinho (2010), Farias (1999) Uchoa e Ferreira (2004), Bacic (2003), Valentim e Correia (2002), PCN’s (1998), Vieira (2001), Pazini e Montanha (2005), Kanegae (2003) e Medeiros (2009). O passo inicial dado para abordar tal temática, foi o interesse do autor na área da tecnologia da geo-informação e o fato de trabalhar secundariamente na informática. Os procedimentos e técnicas metodológicas consistiram em pesquisas bibliográficas, sobretudo através da rede mundial de computadores, a internet, haja vista a escassez de dados, informações e livros em nossas instituições de ensino sobre o tema aqui explanado. O trabalho aborda os efeitos da utilização dos softwares livres no meio geográfico e na sociedade como um todo.
Descrição: ALVES, J. da. S. Software GIS Livre e o ensino - aprendizagem da geografia. 2011. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1051
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jailson da Silva Alves.pdfJailson da Silva Alves2.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.