Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10516
Título: O ensino de filosofia no nível médio: afinal qual o lugar da filosofia na vida dos estudantes?
Autor(es): Nascimento, Diocélio do
Palavras-chave: Filosofia
Ensino de Filosofia
Educação
Ensino Médio
Processo Ensino-Aprendizagem
Data do documento: 29-Out-2014
Resumo: O foco central deste trabalho é o ensino de filosofia no nível médio e como a mesma destaca-se no processo de ensino e aprendizagem na vida dos estudantes, que contribuições teriam para a educação, escola e na vida dos estudantes? Pergunto acerca da contribuição da filosofia e seu ensino como práxis na Escola. Nesta perspectiva, a problemática em torno do sentido e função do ensino médio na formação dos estudantes, as contraditórias relações entre escola e mundo do trabalho; entre escola e juventude podem e devem ser objeto do filosofar na e com a escola, onde ensinar filosofia é inerente ao filosofar, pois não há filosofia sem ensino, assim como não há ensino sem pesquisa, nem ensino sem os sujeitos, o papel fundamental da filosofia é levar o aluno a descobrir que é capaz de discernir e pensar sobre a vida e o mundo com uma visão diferenciada, criando ideias e atitudes que consigam ir alem do senso comum. Ainda com esta pesquisa busco evidenciar a importância do ensino de filosofia para a educação alem de descrever segundo opinião de autores da área, formas práticas onde a filosofia requer que estejamos abertos ao novo procurando demarcar espaços que têm especial relevância para Educação.
Descrição: Nascimento, D. do. O ensino de filosofia no nível médio: afinal qual o lugar da filosofia na vida dos estudantes?. 2014. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10516
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Diocélio do Nascimento.pdf336.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.