Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10526
Título: A representação da sexualidade para os gêneros: uma análise dos personagens Sílvia e Oficial-maior presentes na obra Marcoré
Autor(es): Rocha, Isadora Barros Meira da
Palavras-chave: Análise Literária
Sexualidade
Gênero
Modernismo
Data do documento: 10-Dez-2014
Resumo: Antonio Olavo Pereira, nascido na cidade de Batatais, no interior de São Paulo, em 1913, tem como principal obra Marcoré, publicada em 1957 e vencedora do prêmio Coelho Neto da Academia Brasileira de Letras. Considerada como uma das grandes obras da moderna literatura brasileira de cunho psicológico retrata o dia a dia de uma pequena cidade do interior de São Paulo. O foco da narrativa se dá através da vida pessoal do protagonista, o Oficial-maior, que trabalha no único Cartório da cidade, casado com Sílvia, que após 10 anos de casamento, engravida do primeiro e único filho, Marco Aurélio ou Marcoré, como chamado pela família. A partir disso, pretende-se, então, analisar a representação da sexualidade para os gêneros, através dos personagens Sílvia e Oficial-maior na obra Marcoré, com intuito de compreender a sexualidade; identificar os papeis dos gêneros na época em que passou a trama; e elaborar um paralelo entre os estudos examinados sobre gênero e sexualidade e a obra analisada, com base nos estudos de Foucault (1995; 1998), Freud (1996; 1997), Simone de Beauvoir (1980) e Rocha (2009), identificando os papeis ditados pela sociedade e assumidos pelo homem e mulher da época em que a história foi narrada.
Descrição: Rocha, I. B. M. da. A representação da sexualidade para os gêneros: uma análise dos personagens Sílvia e Oficial-maior presentes na obra Marcoré. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10526
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Isadora Barros Meira da Rocha.pdf458.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.