Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10528
Título: A morte como dispositivo regulador do comportamento social: uma análise sobre a primeira morte do personagem amadiano Joaquim Soares da Cunha
Autor(es): Souza, Kaligina Carla Bazilio de
Palavras-chave: Análise Literária
Morte
Literatura
Filosofia
Data do documento: 10-Dez-2014
Resumo: No livro “A morte e a morte de Quincas Berro Dágua” são abordadas as três mortes vividas pelo protagonista. No entanto, o foco do nosso trabalho se volta para primeira morte do protagonista, no sentido simbólico. Apoiados em teorias filosóficas e psicanalíticas, buscamos explicar o sentido atribuído à morte. Assim, procuramos entender como foi possível a morte do protagonista ser tratada como algo positivo para sua família, uma vez que, a nossa relação com a morte é sempre no sentido negativo. Portanto, este trabalho se propõe a discutir a relação do homem com a morte, no sentido simbólico (moral) e natural (físico), a partir do personagem amadiano Joaquim Soares da Cunha (Quincas Berro Dágua). Para isso, utilizou-se as teorias de Shopenhauer (2007), Freud (1997) e Amado (1981), compreendendo que a primeira morte vivida pelo protagonista passa a significar sua resignação, assim, sendo vista como um dispositivo regulador do comportamento social.
Descrição: Souza, K. C. B. de. A morte como dispositivo regulador do comportamento social: uma análise sobre a primeira morte do personagem amadiano Joaquim Soares da Cunha. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10528
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kaligina Carla Bazilio de Souza.pdf686.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.