Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10529
Título: O segredo da Jurema e o mistério do sonho no romance Iracema: a formação épica do discurso literário no episódio da guardiã do sagrado
Autor(es): Silva, Rafaela Leal da
Palavras-chave: Discurso Literário
Formação Épica
Literatura Brasileira
Romance Brasileiro
Data do documento: 9-Dez-2014
Resumo: A partir de uma perspectiva da formação épica do discurso literário, com base na investigação do romance Iracema, especialmente o episódio da guardiã do sagrado, o presente artigo tem como objetivo analisar e discutir como José de Alencar construiu, em seu projeto estético- literário do romantismo indianista brasileiro, um patamar mítico e histórico fundamental para a construção da heroica indígena Iracema. Em Iracema, recai um trabalho de representação do nacional e de um mito fundador da nação, simbolização esta que se configura no nascimento de Macir (filho da índia com o colonizador Martim). Nas tessituras do romance em análise, o que demarca Iracema como a guardiã do sagrado é o fato de ela ser a virgem da tribo Tabajara, que guarda o segredo da Jurema e o mistério do sonho, elementos simbólicos estruturantes da cultura de seu povo, através das reverências ao Deus Tupã. Defendo, com efeito, a hipótese de que essas manifestações sagradas identificadas sob a perspectiva da herocização da indígena configuram a recriação das origens de um povo e confirmam que a construção do ideário nacionalista de Alencar se baseia numa acepção evolucionista (presente, passado e futuro) da identidade nacional, caracterizando a epicidade, que modaliza a fundação de um monumento literário do Romantismo Brasileiro. O artigo tem como embasamentos teóricos a teoria épica do discurso, de Vasconcelos & Ramalho (2007); Bosi (2006); Candido (2007) e Hansen (2006). Todas essas teorias permitem uma melhor compreensão teórica da formação épica do discurso literário.
Descrição: Silva, R. L. da. O segredo da Jurema e o mistério do sonho no ramnce Iracema: a formação épica do discurso literário no episódio da guardiã do sagrado. 2014. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10529
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafaela Leal da Silva.pdf593.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.