Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10535
Título: Informação pública: a arquitetura e o acesso à informação no Portal do Governo do Estado da Paraíba
Autor(es): Oliveira, Jonathan Michael Brito de
Palavras-chave: Arquitetura da informação
Sistemas da arquitetura da informação
Governo da Paraíba
Data do documento: 18-Mai-2016
Resumo: A sociedade moderna está passando por um período de constantes transformações da informação e seu suporte. Cada vez mais conectada em rede, a internet tornou-se a principal ferramenta de disseminação da informação, o que transforma qualquer usuário comum, em um potencial produtor de conteúdo informacional, gerando assim, um caos informacional. Apesar de ganhar evidência significativa apenas em meados dos anos 90, a arquitetura da informação surge como principal ferramenta para evitar esse caos informacional, uma vez que se caracteriza por organizar e estruturar espaços informacionais digitais. Nesta pesquisa, foi analisada a arquitetura da informação (através dos sistemas de organização e rotulação) da estrutura do Portal do Governo da Paraíba, que, além de serviços, apresenta informações de carácter e interesse público, a fim de descobrir se o mesmo permite uma boa apresentação e recuperação da informação a seus usuários. Quanto aos procedimentos metodológicos, está pesquisa é empírica-exploratória e de natureza qualitativa. A coleta de dados ocorreu pela observação direta do pesquisador. Conclui-se que o Portal do Governo da Paraíba não apresenta uma Arquitetura da Informação que favoreça o acesso à informação.
Descrição: OLIVEIRA, J. M. B. de. Informação pública: a arquitetura e o acesso à informação no Portal do Governo do Estado da Paraíba. 2016. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10535
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jonathan Michael Brito de Oliveira.pdfJonathan Michael Brito de Oliveira2.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.