Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10550
Título: | Os gêneros textuais como recurso pedagógico no processo de ensino aprendizagem da leitura e da escrita |
Autor(es): | Silva, Rozalva Cunha da |
Palavras-chave: | Ensino Língua Gêneros textuais Leitura Escrita |
Data do documento: | 19-Jul-2014 |
Resumo: | Os gêneros textuais estão constantemente presentes no cotidiano dos alunos. Desse modo, o presente trabalho visa mostrar que os gêneros textuais podem, e devem ser abordados em sala de aula, tendo em vista a sua relevante contribuição no processo educativo, uma vez que possibilita o desenvolvimento das práticas de leitura e produção de textos, além de propiciar uma maior interação entre os indivíduos. Nessa perspectiva, torna-se evidente a necessidade de tomá-los como ponto de partida no processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, haja vista que o aluno mantém contato direto com uma diversidade de produções textuais no convívio social. Para a realização desse trabalho nos pautamos basicamente nos postulados teóricos deMarcuschi (2002), Bagno( 2002), Schnuwly (1994), Schneuwly&Dolz (2004), Reinaldo (2001), , Pereira(2010), Nascimento (apud PEREIRA, 2010), PCN (2000), Antunes (2003), fundamentais para a viabilização e direcionamento de nossa prática. |
Descrição: | SILVA, Rozalva Cunha da. Os gêneros textuais como recurso pedagógico no processo de ensino aprendizagem da leitura e da escrita. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10550 |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - ROZALVA CUNHA DA SILVA.pdf | 670.51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.