Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10569
Título: A melancolia em " El Beso de La Mujer Araña " Romance (1976) e Filme (1985)
Autor(es): Silva, Elaine Cristina de Sousa
Palavras-chave: Ditadura Argentina
Memória social
Melancolia na literatura
Data do documento: 2014
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a melancolia nas obras El beso de la mujer araña, romance (1976), do argentino Manuel Puig e o filme homônimo, adaptado do romance pelo argentino, naturalizado brasileiro, Héctor Babenco. As obras têm como pano de fundo a ditadura na Argentina. Os personagens de destaque da obra são dois presos: Valentín, que é um preso político, e, Molina, um preso acusado de corromper menores. Nossa análise visa a evidenciar os momentos de melancolia vividos pelos dois protagonistas dentro da cela da prisão. Associamos a melancolia de Valentín à memória das torturas sofridas por ele durante a ditadura militar na Argentina e à falta de perspectiva de futuro. Quanto à melancolia de Molina, associamos às lembranças de filmes, quase sempre tristes, que eram narrados por ele ao companheiro de cela e que acabava desencadeando a melancolia dos dois. Para a teoria sobre a ditadura, tomamos como base os estudos de Novaro e Palermo (2007). Para verificarmos a melancolia dos personagens, nos baseamos em Scliar (2003) e em Freud (1515). Analisaremos, primeiramente, o romance (1976), destacando os trechos que consideramos mais importantes para mostrarmos a melancolia vivenciada pelos personagens, e, em seguida, analisaremos o filme (1985), evidenciando algumas imagens que representam a melancolia dos protagonistas.
Descrição: SILVA, E. C. S. A melancolia em "El Beso de La Mujer Araña" Romance (1976) e filme (1985). 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Espanhol)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10569
Aparece nas coleções:73 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elaine Cristina de Sousa Silva.pdfPDF - Elaine Cristina de Sousa Silva75.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.