Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10613
Título: A presença do amor na poesia de Florbela Espanca
Autor(es): Fonsêca, Zenilda Ferreira da
Palavras-chave: Poema
Literatura portuguesa
Poesia feminina
Florbela Espanca
Data do documento: 28-Abr-2016
Resumo: Florbela Espanca é um dos grandes nomes da literatura portuguesa, sendo reconhecida pela sensibilidade de seus versos. Tendo sua vida marcada por acontecimentos tristes, a poetisa transforma em poesia todos os seus sentimentos (e não somente seus), com naturalidade e expressividade, não se deixando influenciar por opiniões alheias. Contudo, o aspecto marcante da sua poesia é o amor, revelando, nas entrelinhas dos versos, o desejo de amar e ser amada. Nessa perspectiva, é objetivo deste trabalho mostrar a presença do amor na poesia de Florbela Espanca, tomando para discussão alguns poemas que revelem a temática em questão. Para isso, partimos de um levantamento bibliográfico, dialogando com as reflexões de autores como Moisés (1974), Ledo (2001), Rodrigues (2014) e outros. Com base nas discussões, verificamos que, apesar do preconceito da sociedade da época, Florbela Espanca conseguiu dar continuidade à sua obra literária, transmitindo aos leitores suas angústias, alegrias, desejos e tantos outros sentimentos, sem receio de ser julgada.
Descrição: FONSÊCA. Z. F da. A presença do amor na poesia de Florbela Espanca. 2016. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10613
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Zenilda Ferreira da Fonsêca.pdf279.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.