Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10621
Título: A poética de Augusto dos Anjos á luz dos estudos semânticos
Autor(es): Limeira, Antonio Jairo Alves
Palavras-chave: Poesia
Estudo semântico
Versos
Efeitos de sentido
Data do documento: 12-Mai-2016
Resumo: O trabalho apresenta um estudo da poética de Augusto dos Anjos à luz dos estudos semânticos. Objetiva analisar o sentido dos versos através de diversos contextos, a considerar, as relações entre palavras, a referência que determinados itens lexicais evidenciam no mundo, e a própria experiência do poeta que exercita atualizar sentidos em seu fazer literário. Parte da hipótese que a construção de sentido, na poesia do referido autor, é suscitada a partir de elementos linguísticos, referenciais, metafóricos e da experiência do sujeito diante do mundo. Enfatiza a necessidade de se ultrapassar a leitura mais abrangente de seus poemas, o que regularmente se resume ao exame da estrutura e estética, mas que pode culminar em proporções significativas quando interrogado o plano de conteúdo de sua poética. O estudo se justifica pela importância de Augusto dos Anjos para a literatura brasileira, bem como pelos vários elementos semânticos empreendidos em seu estro poético. Os fulcros metodológicos utilizados neste trabalho vertem da obra Eu e outras poesias, especificamente quatro poemas, analisados à luz dos estudos semânticos. A análise empreendida na construção poética deste autor evidenciou os efeitos de sentido e a criação de metáforas que permeiam os versos deste poeta, com o emprego de palavras em contextos variados e ênfase em aspectos científicos, filosóficos e religiosos. Tais resultados alcançados com o estudo permitiram tornar-se evidentes novos horizontes de análise, que contribuem para enxergar a poesia deste paraibano numa ótica que vai além da visão meramente estética, acentuando-se por uma abordagem macrolinguística que permeia os estudos da significação, em sua especificidade semântica, frente ao exame de textos do cotidiano e da ficção.
Descrição: LIMEIRA. A. J. A. A poética de Augusto dos Anjos á luz dos estudos semânticos. 2016. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10621
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antonio Jairo Alves Limeira.pdf1.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.