Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10623
Título: Confronto de resultados de diferentes metodologias do ensino de Literatura: o letramento literário em questão
Autor(es): Cruz, Carolina Figueiredo Leite Freire da
Palavras-chave: Ensino de Literatura
Literatura
Letramento literário
Data do documento: 1-Jul-2016
Resumo: Os processos educacionais passaram por grandes modificações ao longo da história, sobretudo a leitura literária na escola, considerada, nos dias atuais, por grande parte do alunado, atividade pouco atraente. Observamos que boa parte dos alunos do Ensino Médio apresenta resistência no processo de aquisição de competências de leitura literária. Por acreditar que a escola consiste em um ambiente propício para a aproximação do aluno ao texto literário, bem como no poder transformador da Literatura, desenvolvemos e aplicamos uma sequência didática de teor comparativo a ser relatada neste trabalho. Objetivamos analisar a receptividade dos alunos com o texto literário a partir de procedimentos metodológicos alicerçados, incialmente, em uma perspectiva mais tradicional e, em um segundo momento, em uma estratégia baseada na teoria do Letramento Literário. Para tanto, apresentamos e analisamos, neste relato, o trabalho desenvolvido com as obras A hora da estrela, de Clarice Lispector, em aulas despreocupadas em seguir as diretrizes do letramento literário, e São Bernardo, de Graciliano Ramos, explanada conforme as etapas defendidas por Rildo Cosson (2006) em Letramento literário. A experiência ocorreu no ano de 2016, em uma turma de 2º ano do Ensino Médio, em uma escola particular de médio porte situada na cidade de Campina Grande - PB. Como aporte teórico para as reflexões realizadas nesta pesquisa, recorremos, além de Cosson (2006), a Colomer (2007), Silva (2011), Soares (2003), além dos seguintes documentos oficiais da educação: Parâmetros Curriculares Nacionais (2002), PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (2002), Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996). Ao iniciar o trabalho com a leitura da obra São Bernardo, de Graciliano Ramos, através da perspectiva apresentada por Rildo Cosson, constatamos que é possível haver interação entre texto e leitor, uma vez que foi detectado que os alunos demonstraram envolvimento com as propostas das atividades executadas. Esperamos, nos resultados, apresentar contribuições que possam fazer refletir o docente do ensino básico a respeito do ensino de Literatura, evidenciando, principalmente, a importância do planejamento e da didática adequada na formação de leitores de obras literárias.
Descrição: CRUZ, C. F. L. F da. Confronto de resultados de diferentes metodologias do ensino de Literatura: o letramento literário em questão. 2016. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10623
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carolina Figueiredo Leite Freire da Cruz.pdf1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.