Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10630
Título: O ensino de arte e o PIBID numa escola estadual de Campina Grande - PB
Autor(es): Silva, Jessika Mirelly Farias da
Palavras-chave: Ensino de Arte
Artes Visuais
PIBID
Data do documento: 13-Nov-2014
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de relatar a experiência de uma licencianda do curso de Pedagogia, na condição de bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, em duas turmas de 5° ano numa escola Estadual da rede pública de Campina Grande – PB. Enfatiza a área de Artes Visuais, propondo alguns conteúdos adaptados mediante a proposta curricular da escola. A escolha pela área surgiu durante a Graduação Licenciatura Plena em Pedagogia com o Componente Curricular: Conteúdo e Metodologia do Ensino de Arte, e durante a participação no curso de extensão: Arte/Educação nos espaços do Museu: A formação em mediação cultural e em Artes Visuais, enquanto atuava como monitora. A construção do estudo concretizou-se durante a experiência no PIBID, como estagiária e bolsista do programa ao qual foi apresentadaoutra visão do Ensino de Artes Visuais para os alunos. Desta forma, para a construção deste trabalho foi necessário uma reflexão, e um breve histórico sobre as tendências pedagógicas.Abordou-se dois documentos considerados norteadores para o ensino desta área: Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação– LDB e refletiu-se sobre a importância da formação continuada para o ensino de Artes Visuais. E por fim foi relatado como foram às aulas e o resultado dos questionários com a opinião dos alunos. A pesquisa bibliográfica foi baseada, a partir de Arslan e Iavelberg (2011),Ostettoe Leite (2004),Pimenta e Lima (2005) entre outros. A análise e a experiência levam a considerar que o contato com a escola principalmente, na condição de bolsista de um programa como o PIBID, subsidia e dá oportunidade de observar, entender, a realidade escolar e atuar relacionando teoria e prática. Como participante do programa, puderam-se criar situações de aprendizagem através da Arte, refletindo e avaliando o desempenho através de um questionário onde as respostas dos alunos foram bastante significativas para a atuação na escola.
Descrição: Silva, J. M. F. da. O ensino de arte e o PIBID numa escola estadual de Campina Grande - PB. 2014. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10630
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jessika Mirelly Farias da Silva.pdf1.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.