Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10634
Título: Humor y oralidad en Manolito Gafotas
Autor(es): Araújo, Selma Lúcia da Silva Almeida
Palavras-chave: Literatura Infanto-juvenil
Oralidade
Humor
Monalito Gafotas
Análise Literária
Data do documento: 17-Mai-2016
Resumo: Este trabalho analisa os recursos lingüísticos responsáveis pelo efeito cômico na obra de Manolito Gafotas, de Elvira Lindo (1994). A obra é um conjunto de episódios narrados em primeira pessoa por um menino de nove anos. Uma das principais características do narrador é a linguagem coloquial e a riqueza de recursos lingüísticos. Este trabalho prioriza as marcas de oralidade/coloquialidade e seus efeitos cômicos no texto. Serão analisados as gíria, variações populares e vulgarismos, frases feitas e clichês, repetição de palavras, diminutivo, redundância e exagero, vocabulário erudito. Guiados pela autora Elvira Lindo (1994), potencialmente o conto como prática de leitura estimula a variedade de experiências, formação de criticidade, autonomia e responsabilidade do autor. É um apoio que motiva as crianças e os jovens a buscar com suas curiosidades novas leituras como processo que implica o uso da língua e a competência para refletir sobre o cômico utilizado na expressão infantil.
Descrição: Araújo, S. L. da S. A. Humor y oralidad en Manolito Gafotas. 2016. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10634
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Selma Lúcia da Silva Almeida Araújo.pdf667.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.