Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10655
Título: Alberto Caeiro e a negação do pensar
Autor(es): Costa, Jacqueline da Silva
Palavras-chave: Alberto Caeiro
Fernando Pessoa
Sensacionismo
Poesia
Data do documento: 12-Mai-2016
Resumo: Alberto Caeiro, considerado o mais importante dos heterônimos de Fernando Pessoa, tem sua obra marcada por questionamentos perturbadores a respeito da vida, da morte e sobre ele mesmo. O poeta “antimetafísico” retrata em uma obra simples, mas não simplória, O Guardador de Rebanhos, que pensar não é algo imprescindível, muito pelo contrário; sua insistência em negar o pensamento revela muito mais do que suas sensações, pois ele nega os conceitos filosóficos preestabelecidos e recria o mundo através das suas sensações; o sentir expresso pelos sentidos – sobretudo o olhar – em vez de pelos sentimentos, faz o poeta da Natureza mergulhar em novas perspectivas, enxergando sempre novas possibilidades, desfrutando a vida de forma plena, sem pragmatismo, porque, para Caeiro, o essencial não é invisível aos olhos. Para escrever este trabalho, foi utilizado o apoio teórico de Moisés (2008), Tavares (2003) e Cavalcanti Filho (2011).
Descrição: COSTA, J. da S. Alberto Caeiro e a negação do pensar. 2016. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10655
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jacqueline da Silva Costa.pdf5.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.