Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10658
Título: Divindade, misticismo e sebastianismo messiânico em Mensagem, de Fernando Pessoa
Autor(es): Lima, Renally Arruda Martins de
Palavras-chave: Literatura portuguesa
Mensagem
Sebastianismo messiânico
Data do documento: 19-Mai-2016
Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar de maneira breve a obra de Fernando Pessoa ortônimo, com ênfase no livro Mensagem; destacando os aspectos relativos a Portugal, especialmente no que se refere ao caráter místico e divino de sua poética. A escolha do corpus levou em consideração a relevância desta obra para a história literária de Portugal, sendo inclusive comparada à epopeia clássica, Os Lusíadas, de Camões, que narra as conquistas e glórias do povo português. Para tanto, foram selecionados poemas que versam acerca da transcendência, da religião, do sentimento de identidade nacional e da estreita relação entre a obra de Pessoa e o Sebastianismo messiânico. O aporte teórico utilizado para construção de nossa pesquisa, de caráter qualitativo e bibliográfico, conta com a fortuna crítica de Nogueira (2003) abordando a questão do misticismo na obra de Pessoa; Costa (1987) no que diz respeito à metaforização de Deus na figura do poeta; e em se tratando dos princípios relativos à teoria e crítica literária, partimos dos pressupostos de Nunes (2009), Eagleton (2006) e Compagnon (1999). A hipótese inicial do trabalho é a de que a obra de Fernando Pessoa pode ser vista como uma materialização poética do espírito português. As análises apontam para o caráter poético/profético, assimilados pelo ofício de escritor que surge como porta-voz da divindade, o ser capaz de transmitir ao povo a mensagem de esperança da reconstrução do reino e da glória em Portugal.
Descrição: LIMA, R. A. M. de. Divindade, misticismo e sebastianismo messiânico em Mensagem, de Fernando Pessoa. 2016. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10658
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renally Arruda Martins de Lima.pdf11.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.