Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10660
Título: Um estudo sobre Álbum de Família a partir da concepção de drama de Schopenhauer
Autor(es): Albino, Suellen Feitosa
Palavras-chave: Filosofia Alemã
Drama
Vontade
Álbum de Família - Teatro
Data do documento: 25-Mai-2016
Resumo: O presente artigo consiste num estudo da peça Álbum de família, escrita por Nelson Rodrigues em 1945, a partir da concepção de drama proposta pelo filósofo alemão Arthur Schopenhauer. Partindo da peça como ideia central, situaremos seus eixos norteadores, a saber, o incesto, o sexo e a morte, propondo uma hipótese de leitura da obra de Nelson a partir dos conceitos apresentados na obra schopenhaueriana, além de situar o lugar da tragédia rodrigueana frente aos espectadores, que intuem na obra de arte um tipo especial de conhecimento, que deve expressar o essencial e o permanente dos fenômenos do mundo. Começaremos, assim, realizando uma análise dos conceitos da filosofia de Schopenhauer, que passa pelas noções de Vontade e representação, rumo ao estudo da obra de arte enquanto conhecimento privilegiado da essência ideal do mundo, e cuja forma mais objetiva se dá por meio da poesia trágica, colocada pelo filósofo como drama. A partir daí, levantamos, pelo raciocínio de Schopenhauer, a hipótese de leitura de Álbum de família, tendo em conta o ideal de conhecimento presente na obra de arte como algo que faz ver a essência do mundo, bem como o seu componente trágico, presente no conflito entre os personagens e a representação dos seus desejos individuais.
Descrição: Albino, S. F. Um estudo sobre Álbum de Família a partir da concepção de drama de Schopenhauer. 2016. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10660
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Suellen Feitosa Albino.pdf773.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.