Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10665
Título: O papel transformador da educação na pedagogia de Paulo Freire
Autor(es): Silva, Josélia Ferreira da
Palavras-chave: Educação
Paulo Freire
Pedagogia
Data do documento: 16-Mai-2016
Resumo: O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a importância, bem como as contribuições que o educador Paulo Freire e sua pedagogia exerceram sobre a história da Educação no Brasil durante o século XX. Enfatizamos como os temas expostos nas obras de Freire provocaram e ainda provocam certa inquietação naqueles que de uma forma ou de outra transformaram-se em adeptos de suas obras e experiências, facilitando assim uma ampla propagação de suas teses entre os profissionais de educação, religiosos progressistas, cientistas sociais, líderes sindicais e militantes políticos. É fundamental enfatizar que o autor usou temas geradores que possibilitaram uma compreensão transformadora da realidade, associando fortemente a relação existente entre o ensinar e o aprender, com o diálogo, a conscientização e liberdade. Sua proposta pedagógica diz respeito a todos os indivíduos, mas é preferencialmente focada naqueles que são mais excluídos. Constatou-se que Paulo Freire se consagrou como um pedagogo inovador cuja herança mais preciosa é a sua doutrina, na qual todo o conhecimento educacional deve derivar do diálogo e da experiência. Sua contribuição foi e continua sendo importante para o desenvolvimento de um projeto educacional voltado para os excluídos.
Descrição: Silva, J. F. da. O papel transformador da educação na pedagogia de Paulo Freire. 2016. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10665
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josélia Ferreira da Silva.pdf672.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.