Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10666
Título: O olhar do professor sob o texto do aluno
Autor(es): Dias, Tayse Mayara Santos Ferreira
Palavras-chave: Texto escolar
Prática docente
Reescrita
Data do documento: 11-Mai-2016
Resumo: O presente trabalho de curso propõe uma análise do trabalho realizado com a produção escrita em uma turma do 5º ano, com objetivo geral de investigar a relação entre teoria e prática no encaminhamento das propostas de reescrita textual em sala de aula evidenciada na prática do professor. Sabendo que o ensino de língua portuguesa tem passado por várias transformações no decorrer dos anos, e que algumas práticas tradicionais ainda têm estado presente nas salas de aula, têm sido notória a importância da reescrita para a apropriação de estratégias de produção por parte dos alunos e professores, que nem sempre têm os subsídios necessários para encaminhá-la na prática. Desta forma, procurarei investigar a interrelação professoraluno de forma produtiva e as contribuições para o desenvolvimento da escrita, pois sabemos o quanto é importante o discurso do professor de maneira escrita ou oral, para que ambos tornem-se parceiros no processo de construção da escrita. O corpus da pesquisa deste trabalho é constituído por textos produzidos por alunos do ensino fundamental I (5° ano), de uma escola particular da cidade de Campina Grande, além de questionários elaborados para os alunos e professora, na perspectiva de levantar características metodológicas presentes nas aulas e suas contribuições ou consequências no desenvolvimento da habilidade escrita dos educandos. Vale ressaltar, que é principalmente nesta fase inicial da vida escolar que o aluno tende a transcrever aquilo que fala, sendo possível assim entender até que ponto as contribuições da prática docente feitas nos textos dos alunos contribuem para o processo de desenvolvimento visando uma escrita melhor. Tomarei como apoio teórico-metodológico os trabalhos de Leite e Pereira (2011) que abordam as práticas de leitura e escrita na escola, Bazarim (2009) ao apresentar os tipos de interação “um para um” e o de “um para todos”, entre outros.
Descrição: DIAS, T. M. S. F. O olhar do professor sob o texto do aluno. 2016. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10666
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tayse Mayara Santos Ferreira Dias.pdf8.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.