Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10670
Título: Uma avaliação da preservação digital no âmbito do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado da Paraíba
Autor(es): Pessoa, Matheus de Almeida
Palavras-chave: Preservação digital
Estratégia de preservação digital
Documento digital
Data do documento: 16-Mai-2016
Resumo: Com os avanços das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), muitas instituições de caráter público e privado estão lidando com documentos digitais. No entanto, constata-se ausência de estratégias de preservação desta informação em meio digital. Assim, mostra-se pertinente a investigação de ações de preservação digital adotadas pelas instituições. Este trabalho tem como objetivo avaliar as estratégias de preservação digital no Departamento de Estradas de Rodagem do Estado da Paraíba (DER-PB), investigando os problemas atuais, se estratégias de preservação são adotadas e propondo melhorias no tratamento da informação em meio digital. Com relação aos procedimentos metodológicos, este trabalho caracteriza-se como pesquisa descritiva, exploratória e de natureza qualitativa. A coleta de dados se deu mediante a realização de uma entrevista semiestruturada e a observação direta do pesquisador. Conclui-se que a instituição possui várias deficiências relacionadas à preservação digital das informações e que apenas uma técnica é pontualmente realizada: backups de dados. Conclui-se ainda que é necessária, urgentemente, a formação de uma equipe multidisciplinar/interdisciplinar para composição das políticas de preservação digital da instituição.
Descrição: PESSOA, M. de A. Uma avaliação da preservação digital no âmbito do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado da Paraíba. 2016. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10670
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Matheus de Almeida Pessoa.pdfMatheus de Almeida Pessoa1.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.