Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10693
Título: Uma abordagem das políticas públicas na agricultura familiar: um estudo de caso do PRONAF no Município de Itaporanga - PB
Autor(es): Rufino, Gerlândia Lacerda
Palavras-chave: Políticas Públicas
PRONAF
Agricultura Familiar
Data do documento: 18-Mai-2016
Resumo: As políticas públicas tem se tornado uma arma essencial para a agricultura familiar, ajudando o homem do campo na sua produção e garantindo um bem estar social. O PRONAF é considerado uma das principais mudanças para quem tem a agricultura como uma fonte de renda. O objetivo geral desta pesquisa é identificar o papel do PRONAF, como uma política pública; consta como objetivos específicos: caracterizar as políticas públicas na agricultura familiar, indicar os principais problemas e vantagens do PRONAF, e os desafios que são identificadas pelas instituições. Apresentando como problema da pesquisa: quais os impactos que o PRONAF tem na agricultura familiar no município de Itaporanga – PB? A pesquisa foi realizada em Itaporanga – PB, uma cidade que tem a agricultura como uma das suas principais economia, com uma necessidade de ter políticas públicas voltadas para a permanência do homem no campo, evitando um êxodo rural. O PRONAF por ser uma política pública em destaque no Brasil é de grande importância fazer um estudo sobre os seus impactos. Foram levantado dados através de um estudo de caso nas instituições que abrange o PRONAF, a EMATER, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e duas Instituições financeiras, aplicados questionários para expressar suas opiniões. Os resultados mostram que o PRONAF tem contribuído para uma melhoria da renda e qualidade de vida, porém existem burocracias e falta de assistência que dificulta o acesso do produtor ao crédito.
Descrição: RUFINO, G. L. Uma abordagem das políticas públicas na agricultura familiar: um estudo de caso do PRONAF no Município de Itaporanga - PB. 2016. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10693
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gerlândia Lacerda Rufino.pdf659.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.