Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10698
Título: Estratégias competitivas na concepção de Mintzberg: estudo de caso com supermercados da Cidade de Patos - PB
Autor(es): Aniceto, Kaline Keila Nunes
Palavras-chave: Estratégia administrativa
Competitividade
Diferenciação em Administração
Concorrência
Data do documento: 17-Mai-2016
Resumo: O presente trabalho apresentará as estratégias competitivas de diferenciação de mercado utilizadas pelos supermercados localizados na cidade de Patos-PB. Como se sabe, à medida que os consumidores se tornam mais exigentes, as empresas se veem diante do desafio de desenvolver e utilizar estratégias competitivas cada vez mais eficazes e que lhes garantam vantagem competitiva no contexto de mercado. Como veremos nos resultados, a utilização de estratégias de diferenciação é crucial para as empresas que atuam em mercados de competitividade altamente elevados como o setor supermercadista. Considerando o caráter crucialmente relevante das estratégias para o estabelecimento das vantagens competitivas de uma determinada empresa, surgiu, no contexto deste trabalho, a necessidade de responder a seguinte questão: como empresas pertencentes ao ramo supermercadista da cidade de Patos-PB desenvolvem o processo de escolha das suas estratégias competitivas? Para responder a essa questão utilizamos, neste trabalho, o conceito de “estratégias competitivas”, proposto por Henry Mintzberg. Considerando a problemática acima proposta, foi aplicado, aos gerentes dos supermercados do município de Patos-PB, um questionário objetivando apreender, a partir das suas respectivas respostas, como as estratégias competitivas por eles utilizadas são efetivamente desenvolvidas e utilizadas. Para a consecução do presente estudo, lançamos mão dos recursos metodológicos das chamadas pesquisas qualitativa e quantitativa, uma vez que, além dos dados quantitativos operacionalizados, fundamentos teóricos e comportamentos mercadológicos foram qualitativamente analisados. A partir dos resultados obtidos, evidenciou-se a existência e utilização, por parte das empresas investigadas, de estratégias competitivas de diferenciação.
Descrição: ANICETO, K. K. N. Estratégias competitivas na concepção de Mintzberg: estudo de caso com supermercados da Cidade de Patos - PB. 2016. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10698
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kaline Keila Nunes Aniceto.pdf577.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.