Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10768
Título: A planificação de sólidos geométricos no ensino de geometria para alunos deficientes visuais
Autor(es): Guedes, Valbene Barbosa
Palavras-chave: Materiais manipuláveis
Geometria plana
Deficiência visual
Educação inclusiva
Educação matemática
Data do documento: 16-Jun-2016
Resumo: A inclusão de alunos deficientes visuais em escolas públicas não é algo fácil de lidar, mas ensinar Matemática para eles é algo mais difícil, pois a maioria das escolas não possui estrutura adequada para receber alunos deficientes visuais, e, em muitos dos casos, os professores não possuem formação adequada para ensiná-los. Por esse motivo, em nossa pesquisa procuramos identificar os conhecimentos que os alunos deficientes visuais e videntes usando planificação de sólidos geométricos, visando melhorar os conhecimentos dos alunos participantes. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola pública na cidade de Campina Grande, Paraíba, pois a escola concentra a maioria dos alunos deficientes visuais da cidade, advindos da própria cidade e de cidades circunvizinhas. Trabalhos de Vygotsky que abordam o conceito de mediação e duas dissertações foram nosso referencial teórico. Assim, com o uso dos sólidos geométricos adaptados percebemos como esses materiais manipuláveis podem contribuir para o ensino e aprendizagem da Geometria, não apenas para alunos deficientes visuais, mas também para alunos videntes. Concluímos que os alunos deficientes visuais (DV) possuem a capacidade de aprender e se desenvolver de acordo com o proporcionado para que eles evoluam, e cabe aos professores procurarem recursos para que isso ocorra.
Descrição: GUEDES, V. B. A planificação de sólidos geométricos no ensino de geometria para alunos deficientes visuais. 2016. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10768
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valbene Barbosa Guedes.pdfPDF - Valbene Barbosa Guedes1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.